Imprensa Oficial lança edital para seleção de profissionais da comunicação

Por Patrícia Mendonça | Portal Gazetaweb.com     16/05/2018 15h25 - Atualizada às 16/05/2018 18h01

Iniciativa marca comemoração pelos 10 anos da Revista Graciliano e contempla jornalistas, fotógrafos e ilustradores

Imprensa Oficial abre edital de seleção para profissionais que queiram atuar na Revista Graciliano

FOTO: Divulgação

A produção de conteúdos jornalísticos na área de arte e cultura tem uma nova oportunidade neste ano. É que a Revista Graciliano, da Imprensa Oficial Graciliano Ramos, está completando 10 anos. E para comemorar a década de existência, a editora lançou um edital para a convocação de profissionais da área de comunicação que queiram atuar nas quatro edições da revista a serem lançadas em todo o país durante este ano. As inscrições serão presenciais e acontecem entre os dias 17 de maio e 18 de junho. 

Clique aqui e confira o edital!

O edital diz respeito à contratação de 12 jornalistas, oito fotógrafos e quatro ilustradores. A comissão da Graciliano avaliará os candidatos de acordo com as suas experiências, qualidade do portfólio e currículo. O diferencial no edital é que não é necessário diploma para quem atuará nas áreas - porém, ele será um dos requisitos de peso na seleção. Os profissionais selecionados receberão a remuneração de acordo com a tabela de preços do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Alagoas (Sindjornal).

As pautas das revistas já estão previamente definidas. Porém, a editora optou pelo sigilo dos temas até que as edições sejam lançadas. Cada jornalista selecionado terá que confeccionar, no período de um mês, uma grande reportagem de 30 mil caracteres. Já os fotógrafos devem fazer ensaios fotográficos para as edições da revista e/ou material que vai compor as reportagens publicadas. Já os ilustradores serão responsáveis pelas ilustrações gráficas da revista. 

Todos os trabalhos devem ser cumpridos no período de 30 dias. Os aprovados terão carga horária flexível e atuarão em um regime de freelancer. Além disso, não precisarão trabalhar, necessariamente, na sede da revista. Porém, o transporte e os demais recursos para as entrevistas serão cedidos pela editora. 

Patrycia Monteiro falou sobre lançamento em solenidade nesta terça-feira

FOTO: José Feitosa
A coordenadora editorial da Imprensa Oficial Graciliano Ramos, Patrycia Monteiro, explicou o modelo inédito de contratação. "Estamos inovando na metodologia de contratação. Qualquer pessoa que atue na área de atuação com reportagens, ilustração e fotografia pode participar. Como o diploma de jornalismo não é obrigatório para o exercício profissional, a gente abriu oportunidade também àqueles não têm diploma. Contudo, quem é formado na área já vai somar dois pontos à frente dos demais participantes", disse. 

Já o diretor-presidente da editora, Dalgoberto Omena, ressaltou que o lançamento do edital é uma forma de democratizar a contratação. Ele disse também que espera um grande número de bons profissionais contribuindo com a revista em 2018.

Dalgoberto garantiu, ainda, que as edições da revista irão ampliar o conhecimento da história de Alagoas para todo o Brasil. "A missão da Revista Graciliano é mostrar Alagoas para o Brasil e para o mundo. Com as edições, nós vamos ampliar a propagação da cultura e história alagoanas", concluiu.