Saiba como vão funcionar as linhas de ônibus semiexpressas em Maceió

Por Gazetaweb | com assessoria     08/11/2018 16h31

Novidade começa a valer a partir da segunda-feira (12); número de paradas será reduzido

Veja como vão funcionar as linhas de ônibus semiexpressas em Maceió

FOTO: marco antônio/secom maceió

Com o intuito de agilizar o processo de deslocamento dos usuários dos coletivos de Maceió e diminuir o número de paradas durante o trajeto dos ônibus, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) adicionará, a partir da próxima segunda-feira (12), viagens semiexpressas em três linhas de ônibus já existentes na capital alagoana.

O novo modelo de viagem acontecerá de segunda a sexta-feira, no período da manhã, em horários que possuem grande demanda de passageiros. Os moradores do Benedito Bentes, Trapiche da Barra e Ipioca serão contemplados.

Para deixar mais claro para a população sobre como funcionará a viagem semiexpressa, a SMTT selecionou as perguntas mais recorrentes feitas pelos usuários do transporte coletivo de Maceió. Confira abaixo:

- PARA QUE SERVE A VIAGEM SEMIEXPRESSA?

As viagens semiexpressas servem para os usuários dos ônibus de Maceió chegarem mais rápido ao seu destino final. Por isso, o número de paradas para embarque e desembarque será limitado.

- QUANTAS LINHAS SERÃO?

Ao todo, serão três linhas contempladas com este novo modelo de viagem semiexpressa: 704 - Benedito Bentes/Ponta Verde (Via Santa Lúcia), 906 - Trapiche/Ufal e 223 - Ipioca/Mercado (Via Poço).

- QUAIS OS HORÁRIOS DE CADA VIAGEM?

Cada linha receberá um acréscimo de duas novas viagens no modelo semiexpresso. A linha 704 vai operar nos horários de 6h07 e 6h17. Já as linhas 906 e 223 farão suas viagens às 5h50 e 6h30.

- QUAIS SERÃO AS PARADAS?

A linha 223 - Ipioca/Mercado fará seu percurso normal, embarcando os passageiros até a Praça Emílio de Carvalho, em Riacho Doce. Após esta parada, a viagem seguirá direto até o shopping localizado no bairro Cruz das Almas, onde os usuários poderão desembarcar.

Já na linha 906 - Trapiche/Ufal, as pessoas poderão subir no ônibus até a Rua Professor Loureiro, no bairro da Ponta Grossa. Depois deste ponto, o embarque e desembarque de passageiros será realizado apenas a partir da Avenida Tomás Espíndola, no bairro Farol.

Os usuários da linha 704 - Benedito Bentes/Ponta Verde (Via Santa Lúcia) só conseguirão embarcar e desembarcar no veículo a partir do primeiro ponto localizado na Avenida Benedito Bentes até a parada do posto de gasolina que fica próximo ao Correios da Avenida Durval de Góes Monteiro, no bairro Tabuleiro do Martins. Após esta parada, a população poderá embarcar e desembarcar novamente no ponto da Casa Vieira, no Farol. Depois disso, o desembarque para esta linha só será permitido a partir da Praça do Centenário, no Farol.

- COMO SABER QUE SERÁ UMA VIAGEM SEMI EXPRESSA?

Para identificar um ônibus que realiza o percurso semi expresso, um adesivo será colado no para-brisa do veículo informando o tipo de viagem. Uma placa informando que o ônibus só aceitará o Cartão Bem Legal como forma de pagamento também será anexada na frente do carro.

- QUAL A FORMA DE PAGAMENTO? POSSO PAGAR A DINHEIRO?

Com o intuito de agilizar o embarque de passageiros, o pagamento da passagem será feito somente com os cartões Bem Legal de qualquer modalidade. Nas viagens semiexpressas não será aceito dinheiro como forma de pagamento.

- QUAIS OS DIAS EM QUE FUNCIONARÃO AS LINHAS SEMI EXPRESSAS?

As viagens semi expressas funcionarão apenas nos dias úteis, ou seja, de segunda a sexta-feira.

- SERÁ APENAS PARA O TRAJETO DE IDA?

Sim. As viagens semiexpressas serão realizadas apenas no trajeto de ida, nos horários de pico da manhã estabelecidos pela SMTT.

- A PASSAGEM VAI AUMENTAR?

Não. O valor da passagem para as linhas semiexpressas não aumentará. Será cobrada a mesma taxa das linhas de ônibus que fazem parte do Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM).

- AS LINHAS JÁ EXISTENTES SERÃO MODIFICADAS?

Não. As viagens semiexpressas serão adicionadas na programação das linhas já existentes. Nenhuma viagem ou outro horário será modificado.