Obra interminável da Casal acumula prejuízos para comerciantes na Jatiúca

Por Tatianne Brandão | Portal Gazetaweb.com     08/11/2019 09h44 - Atualizada às 08/11/2019 10h43

Serviço já dura quase dois anos e interdita totalmente a Rua Soldado Eduardo dos Santos; estabelecimentos foram fechados e funcionários demitidos

Obra interminável da Casal causa prejuízos para comerciantes na Jatiúca

FOTO: Reprodução/TV Gazeta

Interminável. Esta é a realidade de uma obra da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) do governo Renan Filho (MDB) para recuperação do coletor-tronco de esgoto que passa pela Rua Soldado Eduardo dos Santos, no bairro da Jatiúca, em Maceió. Moradores e comerciantes denunciaram à Gazetaweb, na manhã desta sexta-feira (8), que a obra que já dura quase dois anos, interdita totalmente a rua e impossibilita o fluxo de pedestres e veículos, prejudicando o comércio da região.

"São interdições todos os anos, chegando a quatro vezes por ano na rua. Os problemas já são do conhecimento da própria Casal, Seinfra [Secretaria de Estado da Infraestrutura] e governo do Estado, que, mesmo assim, insistem em mentiras e reparos que nunca deram certo há mais de oito anos", afirmou, indignado, o comerciante Beto Luiz.

Moradores protestaram nessa quinta-feira, no bairro da Jatiúca

FOTO: Cortesia à Gazetaweb
Nessa quinta-feira (7), moradores da região fizeram um protesto para cobrar o término da obra. Os manifestantes atearam fogo em pneus e interditaram a principal avenida do bairro da Jatiúca. O trânsito, inclusive, ficou congestionado na região. Os comerciantes já amargam os prejuízos do serviço inacabado. Alguns deles tiveram que demitir funcionários e outros fecharam os estabelecimentos.

Além do atraso na obra, os comerciantes denunciam que materiais alugados para serem utilizados na obra estão parados, a exemplo de geradores alugados há 45 dias, com diárias de R$ 800, mas que nunca foram usados.

"É o dinheiro público, dos impostos pagos pelo cidadão alagoano indo para o lixo!", criticou o comerciante.

Obra da Casal interdita a Rua Soldado Eduardo dos Santos há meses

FOTO: Cortesia à Gazetaweb


Confira a nota na íntegra:

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) informa que vem aplicando esforços, tecnologia, conhecimento e recursos financeiros para recuperar o coletor-tronco de esgoto que passa pela Rua Soldado Eduardo dos Santos, na Jatiúca, em Maceió. A obra de recuperação teve início em agosto deste ano. A previsão estimada é de que o serviço seja concluído até o final de dezembro. Vale ressaltar que a obra de implantação desse coletor não foi executada pela Casal, mesmo assim, a Companhia está empenhada na recuperação dessa estrutura.

A Companhia reforça que a obra é de alta complexidade, pois a tubulação está a uma profundidade média de cinco metros, possui um grande diâmetro e o sistema continua operando, ou seja, continua servindo de passagem para o esgoto coletado em vários bairros da parte baixa da cidade.

A obra que vem sendo feita consiste na escavação da vala para substituição de um trecho da tubulação. Os tubos que serão implantados são de material PEAD, que é um tipo de PVC reforçado.